Como fazer um quadrinho de recados
- 25 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Que tal fazer um quadrinho de recados pra pendurar na parede da sua casa?

Assista o vídeo no final do post!
Material:
- 1 moldura com vidro e gancho
- 1 pedaço de tecido
- 1 caneta de retroprojetor
- 1 caneta permanente
- 1 folha branca
- pano com álcool para limpeza
1. A escolha da moldura
Normalmente, a cor da caneta, que usamos pra escrever depois do quadrinho pronto, é preta. Como a limpeza entre um recado e outro é feita com álcool se a moldura for clara, você pode acabar sujando as bordas sem querer, por isso, opte por uma cor mais escura de moldura: café ou preta mesmo.
2. A escolha da caneta
Você vai precisar de uma caneta que não borre pra fazer o modelo do que vai estar escrito e, por isso, uma boa opção é a caneta de retroprojetor. Já para fazer a escrita definitiva, o ideal é uma caneta permanente. Eu pesquisei alguns tipos e a que achei melhor e usei no vídeo foi a IDent Pen, com ponta de 1mm.
3. A escolha do tecido
Um bom teste antes de escolher o tecido é escrever no vidro e colocar sobre ele, pra ver o efeito e se a caneta vai ter destaque suficiente. Tecidos muito estampados ou de cores mais escuras, podem não dar o resultado esperado e tornar a leitura mais difícil.
Vamos preparar o material?
1. Desmonte a moldura
Guarde bem cada uma das partes da moldura, especialmente o gancho pra prender depois na parede. Se a sua moldura vier sem gancho, você encontra esse tipo de material pra vender avulso, em lojinhas de artesanato.
2. Folha branca
Recorte uma folha branca do mesmo tamanho do vidro. A folha branca é o que vai evitar que o fundo da moldura altere a cor do tecido. Se o fundo da sua moldura já for branco ou for muito claro, você não precisa colocar essa folha.
3. Corte do tecido
O tecido deve ser cortado deixando uma folga de 5mm de cada lado. Essa folga vai ajudar você a esticar ele melhor na hora da montagem e você sempre pode cortar o excesso depois, usando um estilete. É muito importante passar bem o tecido com um ferro, pra ele fique bem lisinho, sem nenhuma marca de dobra.
4. Escrevendo no vidro
Você tem que se organizar e pensar em tudo que você que seja permanente no seu quadrinho: títulos, linhas, etc. Escreva inicialmente, com a caneta de retroprojetor, como você quer que seja. Esse é o momento de apagar e ajustar quantas vezes for necessário.
Quando estiver satisfeito com o resultado, vire o vidro ao contrário e, com a caneta permanente, cubra as palavras e as linhas. Depois, desvire e apague o modelo com um pano e álcool ou limpa vidros.
O objetivo final é que tudo que não for ser apagado, esteja desenhado com a caneta permanente, no verso do vidro.
Vamos montar?
1. A ordem correta
Na moldura, coloque primeiro o vidro, o tecido, a folha branca e a parte de trás, com o gancho.
2. Posicione bem o gancho
Ninguém quer que o quadro fique torto, messa com uma régua pra ter certeza que o gancho ficou bem centralizado.
3. Esticando o tecido
Antes de fechar, você pode puxar bem as sobras de tecido, pra garantir que ele ficou super-esticado. Vire o quadro pra conferir o resultado. Se você achar necessário, pode colocar um pinguinho de cola nos cantos, pra que o tecido não saia da posição. Nos quadros que eu fiz pra mim, não foi necessário.
4. Quando tudo estiver ok, feche a moldura e seu quadrinho está pronto!
Gostou do seu quadrinho?
Eles são muito práticos! Eu já tenho quadro na cozinha para a lista do supermercado, quadro no escritório com a agenda da semana e mais um menor que deixei pra recados.
Pra ficar ainda mais fácil, preparamos um vídeo pra você, com um passo à passo detalhado.
Comentarios